Rubia Mercanti

Neuropsicopedagoga especialista em pedagogia hospítalar e psicomotrocidade. 

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Rubia Mercanti

Neuropsicopedagogia e Pedagogia Hospitalar

Os transtornos educacionais do neurodesenvolvimento são identificados normalmente na infância ou nos primeiros anos de escolaridade formal, porém pré-adolescentes e adolescentes também passam por processos que precisam de amparo.

Há ainda um grupo desses transtornos que apresentam condições específicas relacionadas à aprendizagem cognitiva persistentes e prejudiciais nas habilidades básicas de convivência familiar, aprendizado e socialização.

O transtorno específico da aprendizagem pode ocorrer em qualquer criança, inclusive em crianças identificadas como apresentando altas habilidades intelectuais, manifestando-se apenas quando as demandas da aprendizagem ou dos procedimentos de avaliação impõem barreiras que não podem ser vencidas pela inteligência inata ou por estratégias compensatórias.

Para todas as crianças, o transtorno específico da aprendizagem pode acarretar prejuízos duradouros em atividades futuras que dependam das habilidades, inclusive no desempenho profissional então perceber que seu filho pode apresentar algum transtorno funcional específico como autismo, agressividade em convivência no âmbito de aprendizagem, dislexia, déficit em psicomotricidade, disgrafia, disortografia, discalculia, déficit de atenção, hiperatividade entre tantos outros exige um posicionamento imediato de busca em soluções e mais do que isso, um entendimento diretivo para ao mesmo tempo compreender o processo de tratamento e de progresso entre a sociedade, família/responsáveis e a criança.

O ser humano é muito complexo e às vezes falho, porém o arcabouço dos transtornos educacionais já apresenta a possibilidade de identificar essas falhas ainda na primeira infância e durante todos os processos de desenvolvimento, ou seja, algumas áreas do cérebro podem não trabalhar direito, mas é possível fazer um tratamento utilizando operações especificas da neuropsicopedagogia.

As maiores dúvidas dos pais ou responsáveis são justamente sobre essas funções específicas, como podem ser identificados os problemas em nossas crianças? Como lidar com esses problemas? Como resolvê-los?

Pois bem, essas são as diretrizes que identificamos para responder em nossas orientações, assim como mostrar quais são as funções específicas do cérebro ligadas na aprendizagem diante dos transtornos a partir de processos cotidianos.

 

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